sexta-feira, 16 de julho de 2010

Comida turca não é comida árabe


A confusão é frequente e tem motivo, mas cozinha Turca não é cozinha árabe. Aliás, turcos têm outro idioma, outra origem (no que diz respeito aos povos) e em alguns casos mesmo outra religião (uma pequena minoria é cristã ortodoxa).

Mas, por conta de Solimão, o magnífico e outros valentes do Império Otomano, os ingredientes e a forma de cozinhar foram se alastrando pela região. Mas, que fique claro, apesar das semelhanças, há muitas particularidades. Falar de algumas delas foi o tema do Boa Vida da semana passada, que agora publico aqui tardiamente.

Na matéria, Souheil Salloum, um dos donos do turco Kosebasi (pronuncia-se Koshêbashê, recém-inaugrado onde antes ficava o Le Coq Hardy) é a figura entrevistada para falar do assunto. Depois, damos duas receitas de clássicos conhecidos da cozinha árabe (babaganuj e homus) feitos à moda turca. Sim, as pastas estão entre o que as culinárias têm em comum.


Clique aqui para ler a matéria completa na Folha Online e assistir.

*Na foto, kebab de filé-mignon do Kosebasi

Um comentário:

Mario disse...

Eu amo comida árabe e também turco. Perto da minha casa há muitos restaurantes e sempre perguntar delivery comida para a entrega. Tudo teria de provar que os alimentos porque é delicioso.